segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Segurança na Internet (redes sociais)

Que o Facebook e outras redes sociais são populares, isso é de conhecimento geral.
Que é uma moda e tendência tirar fotos e publicar nessas redes, também é um fato que a maioria pratica.
Mas e os perigos escondidos por trás dessas atitudes, você sabe quais são????
Para sua informação, em menos de 10 anos, o Facebook conseguiu conectar mais de um bilhão de usuários, o Twitter está na faixa de 600 milhões de usuários.
Em ambos os casos, incluindo também outras comunidades como o YouTube, Instagram e Pinterest, a informação é gerada, transformada e distribuída. A mensagem, foto, vídeo que você publica, é como uma folha em uma tempestade, chegará até onde você não pode ver.
Portanto, é necessária muita atenção e um certo controle sobre seus impulsos, na hora de sair clicando e publicando suas fotos pessoais (principalmente quando se trata de expor fotos de crianças).
A Internet é como uma Praça Comercial, existem usuários de todo tipo, com diferentes intenções, objetivos e interesses. Temos o pessoal do simples oba-oba, aqueles que buscam "amores virtuais", os estudantes, os profissionais procurando por uma colocação melhor, os que curtem compartilhar seus gosto musicais, enfim são diversos grupos, inclusive os maus intencionados que utilizam a Internet para recolher informações e depois fazem mau uso delas.

Hoje mesmo, por coincidência, recebi um e-mail informando que eu tinha 2 cheques protestados. Só que eu NÃO uso cheques e o golpista amador que me enviou o e-mail, colocou no corpo do texto a imagem do cheque, cuja assinatura não é minha. Ri muito e deletei. Mas, é só pra você ter uma ideia simples dos golpes que rolam pela Internet.
O Facebook tem várias opções para "proteger" a privacidade de seus usuários, no entanto, você precisa entender uma lei básica da internet: se realmente algo for privado, não o publique. Pode haver centenas de cadeados para evitar vazamento do material ou contatos indesejáveis, mas nunca existirá melhor opção do que a prudência.
  1. Evite publicar fotos que possam dar indícios de suas informações pessoais, como por exemplo a fachada da sua casa, aparecendo a placa com o nome da rua;
  2. Ao fazer montagem de fotos, também não coloque dados como por exemplo: "saída da escola ás 12hs". Isso fornece informação dos horários em que você não está em casa, além de dar sua localização e horários diários. Todavia, a montagem tem uma vantagem, pois você pode incluir uma marca de água digital ou adicionar qualquer item (por exemplo um gif ou uma frase) que impeça que sua foto seja divulgada, sem o seu conhecimento ou autorização.
  3. Em hipótese nenhum adicione seu endereço residencial, nº de telefone ou a numeração de seus documentos pessoais em sites. Lembre-se que bandidos virtuais tem aos montes espalhados pela Internet, e que ficam apenas "caçando" dados para depois aplicar golpes;
  4. Mantenha um antivírus ativo em seu Pc e jamais abra arquivos executáveis ( . exe. com), arquivos do tipo zip, script ou derivados;
  5. Não acredite em tudo o que você lê. Antes de repassar a informação, faça uma pesquisa em sites confiáveis;
  6. Se possível, crie uma conta de e-mail especialmente para manter contatos informais, receber informações de sites, etc. Use apenas uma parte do seu nome, sem acrescentar o sobrenome ou então use apenas um apelido.
Seguindo essas dicas, 
você estará protegendo sua privacidade!!!



2 comentários:

  1. É isso! Sempre comento com amigos. Cuidado!
    Uma semana linda para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÔ:
      Prevenção e cautela, ainda são as melhores atitudes contra golpes virtuais.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
Por isso, não saia sem deixar sua opinião, ok.
Agradeço sua visita.

Postagens populares

Sou membro da Agenda dos Blogs


Agenda dos blogs

Silvana Haddad