terça-feira, 2 de julho de 2013

A ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO E SUAS QUESTÕES MAIS POLÊMICAS


A ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO E SUAS QUESTÕES MAIS POLÊMICAS
  1. Falta de conhecimento, informação e profissionalismo para resolver os problemas condominiais;
  2. Funcionários;
  3. Taxa de condomínio versus economia (Inadimplência);
  4. Animais
  5. Lei do Silêncio; 
  6. Garagem; 
  7. Crianças e adolescentes versus Pais e Mães; 
  8. Visitantes, entregadores, etc. 
  9. Vazamentos;
  10. Administradoras: ter ou não ter (a idéia da co-gestão: Contrato com administradora em que esta fica incumbida de cuidar apenas de questões burocráticas relativas ao condomínio).
Entre as questões que mais causam conflitos, estão no topo do ranking: animais de estimação, vagas de garagem, vazamentos e algazarra das crianças, ou o barulho em geral. 

Mesmo que os moradores tenham "poderes" para decidir sobre os rumos da vida condominial, de forma democrática, durante as assembleias, não é possível achar um consenso para todos os conflitos que existem num local onde várias pessoas estão agrupadas e tem pensamentos diversos.

Para resolver esse tipo de impasse, os especialistas aconselham a criação de regras e sanções bastante detalhadas para nortear a convivência dentro do condomínio.

Animais de estimação: Há alguns anos atrás, era proibida a criação de animais em condomínios. Mas os tempos mudaram e atualmente é difícil uma família que não possua um bichinho no apartamento. Então para evitar problemas, a melhor solução é ter um animal de pequeno porte, conduzi-lo sempre na coleira, não deixar que permaneça muitas horas sozinho, para que não fique latindo. Assim é possível manter um animal de estimação em boas condições e em harmonia com os vizinhos.

Carros: campeão de reclamações, as vagas de garagem, os carros de visitantes, a velocidade com que o veículo é conduzido dentro do condomínio, quais as responsabilidades do condomínio nos casos de avarias, são alguns dos conflitos registrados nos condomínio. A dica é sempre definir no Regulamento Interno quais são os itens permitidos e proibidos, isso evita muita dor-de-cabeça.

Dentre os destaques desses conflitos, o vazamento é um dos que provoca intensos tormentos entre os moradores e o síndico. Como geralmente o foco do problema não é visível, o encanamento torna-se um dos principais protagonistas dos problemas.

A dica para resolver o problema é descobrir sua origem, ou seja, se o problema for na ramificação geral do prédio (coluna vertical), quem tem o dever de reparar qualquer dano, é o próprio condomínio. O Código Civil determina, inclusive, que se o síndico for omisso na correção do vazamento e isso ficar comprovado, o morador pode mandar fazer o conserto e depois cobrar do condomínio.

Todavia, se o vazamento for dentro do imóvel (coluna horizontal), então o problema passa a ser do morador, pois de acordo com a Lei de responsabilidade civil, ninguém pode provocar dano ao outro.

Outro fator de discordância entre vizinhos e fonte de discussão, é o barulho. São as crianças perambulando pela garagem, fazendo algazarra, é o rádio com volume super alto (com música de gosto duvidoso), é a festa que rola altas horas da madrugada, ... Nesses casos, o melhor é recorrer a Lei do Silêncio e deixar claro no regulamento Interno, quais são os limites impostos.

Enfim, viver em condomínio é exercitar a tolerância, é respeitar a diversidade, é conviver com pessoas de hábitos, costumes, crenças e culturas diferentes que dividem um espaço comum.

Sendo assim, o diálogo, a política da boa vizinhança e o respeito pela opinião alheia, são itens fundamentais para uma convivência harmônica e saudável.

4 comentários:

  1. Moro em aptº e aqui o maior problema é o preço alto do condominio.Todo mundo reclama e já temos diversos apt para vender e alugar.Legal trazer esses temas pra cá.bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne:
      O valor do condomínio é sempre motivo de divergência e conflitos.
      O ideal é numa assembléia, tentar verificar quais os custos podem ser reduzidos e tentar adequar o valor a realidade dos moradores.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  2. "O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar."
    Minha querida, não poderia deixar de passar aqui para te parabenizar pelo dia do escritor, já é noite, mas não me impede de te desejar muita saúde e inteligência para que continues a escrever divinamente como escreves.
    Gosto muito de um pensamento de Paul Claudel "Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua”. E você amiga, faz isto muito bem. Parabéns! Felicidades!
    ABRAÇOS DA AMIGA LOURDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes:
      Agradeço sua lembrança em mim e ter vindo até aqui pra me parabenizar.
      Fiquei emocionada e sem palavras, com toda sua delicadeza.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
Por isso, não saia sem deixar sua opinião, ok.
Agradeço sua visita.

Postagens populares

Sou membro da Agenda dos Blogs


Agenda dos blogs

Silvana Haddad