domingo, 1 de setembro de 2013

Como tratar a INADIMPLÊNCIA em condomínio


Código Civil, 
Art. 1.336. São deveres do condômino:
I - contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)
§ 1º - O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

A inadimplência é um problema que assola a maioria esmagadora dos condomínios.
De um lado, os adimplentes que não se conformam em arcar com as despesas dos maus pagadores.
Do outro, podem ocorrer duas situações distintas.
Na primeira, tem aquele devedor ocasional, que está apenas passando por um problema financeiro pessoal temporário e por esse motivo, deixa de pagar a taxa de condomínio.
Na segunda, temos o devedor contumaz, aquele que está sempre com a taxa condominial atrasada, mas nunca deixa de aparecer com uma sacolinha de compras a tira-colo ou usar o salão de festas pra se divertir.
Tal atitude, é evidente que irrita á todos que pagam suas contribuições em dia, deixando o clima pesado.
Afinal, quem paga em dia – a grande maioria dos condôminos – não fica nada satisfeita em ter que arcar também com as despesas daqueles que não honram seus compromissos.
O problema é que quanto maior for a inadimplência, maior será o fracasso da administração do condomínio.
Todavia, existem alternativas pra tentar solucionar o problema.
CONSCIENTIZAÇÃO DOS MORADORES: é necessário que todos os moradores entendam como funciona a parte financeira do condomínio. Campanhas, cartazes, conversas frequentes entre o síndico e os moradores informando detalhes sobre as despesas condominiais, podem contribuir para a redução da inadimplência;
ADEQUAÇÃO AO PADRÃO: a administradora e/ou o síndico devem ter em mente o padrão de vida social dos moradores, a fim de evitar a inadimplência. Sendo assim, não e possível cobrar uma taxa condominial exorbitante, se os moradores não tem capacidade financeira para arcar com tal despesa. As necessidades condominiais devem estar de acordo com o perfil sócio-econômico dos moradores e com aquilo é que fundamental para o funcionamento adequado para a conservação e manutenção do condomínio;
ACORDO: a primeira coisa que a administradora ou o síndico podem e devem tentar é o acordo amigável. Saber os reais motivos da inadimplência, e oferecer formas para sanar a dívida;
AÇÃO JUDICIAL: após as tentativas anteriores não surtirem o efeito desejado, não há outra via para solucionar o problema, a não ser uma ação judicial.

9 comentários:

  1. Olá, blogueira(o)!!!!

    Sou Cris Manhães, amiga do blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS e estou passando para comunicar o objetivo principal da AGENDA e o seu objetivo ao se inscrever na AGENDA. Os amigos da AGENDA DOS BLOGS, através da divulgação do seu link, vão até você para comentar e seguir o seu blog. Você, por sua vez, fará o mesmo, visitando e seguindo os amigos, assim formando uma corrente da amizade. Esse recado é devido aos muitos amigos que ainda não entenderam qual o objetivo principal da AGENDA DOS BLOGS na blogosfera!!Muitos amigos estão comunicando que alguns blogs não visitam e nem seguem os blogs da AGENDA. A Magda Moreira, autora do blog, constatando esse fato, é obrigada a remover esses blogs da LISTA DE DIVULGAÇÃO. Somos a favor dessa frase muito importante na blogosfera que é GENTILEZA GERA GENTILEZA!! Se você não é a favor, entre em contato com a MAGDA MOREIRA.

    Lembrem-se que esse é um recado geral para todos os amigos cadastrados na AGENDA. Dúvidas, a MAGDA MOREIRA está no FACEBOOK.

    Bjuuusssss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana:
      Já havia visto o post da Magda a esse respeito.
      Sendo assim, recado recebido, ok.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir

    2. Ola amigo, ando mesmo sem tempo, período de provas, redigir, aplicar , corrigir e organizar os diários de papel e digital, toma muito tempo, e temos prazo para concluir, final do bimestre. Por esta razão sempre nesses períodos faço minhas visitas de agradecimento e carinho com um recadinho pronto. Só para te dizer, estou aqui lembrando de você, não te esqueci. Desculpa, se não aprovas o recadinho colado.
      Desejo a você Que o noite seja abençoada e que o novo dia venha pleno e que você
      o receba de coração aberto... e que nesta semana que inicia, você se atreva a grandes voos...
      Desperte...amanhã com seu melhor sorriso com
      suas mais fortes certezas que você tudo pode e o tudo é
      exatamente o tudo que chamamos de FELICIDADE.
      Abraços, Lourdes Duarte.

      Excluir
    3. Olá Lourdes:
      Não me importo com os recadinhos prontos, rsrsrsr.
      O que vale é sua visita e carinho.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  2. Muito legal o seu blog!
    Vim da agenda dos blogs e já estou te senguindo.
    Espero a sua retribuição lá no meu blog tá.
    Tenha um ótimo fim de semana, bj
    http://pontinhosamigosdaju.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jusci:
      Pode me esperar, que em breve retribuo sua gentileza.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  3. Oi Osman:
    Muito obrigada pelo elogio.
    Abraços:
    Sil

    ResponderExcluir
  4. Te achei através da Vanessa Wons, já to te seguindo.
    Tem uma enquete te esperando lá no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/
    ;) Feliz natal!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
Por isso, não saia sem deixar sua opinião, ok.
Agradeço sua visita.

Postagens populares

Sou membro da Agenda dos Blogs


Agenda dos blogs

Silvana Haddad