Caro leitor:
Participar de uma assembléia de condomínio requer disposição, tolerância e muita paciência.
Tomar um litro de suco de maracujá antes, pode ajudar, rsrsrsrs.
Brincadeiras á parte, existem psicólogos que já pesquisaram sobre o que acontece nessas horas, que levam as pessoas aos extremos.
Que razões levam as assembleias a causar tamanho desconforto nas pessoas, que elas preferem se manter a quilômetros de distância????
Seriam apenas alguns determinados assuntos????
Seria a condução errada do presidente da mesa????
Seria a inexperiência ou falta de informação do síndico???
No geral, um dos assuntos que mais causa polêmica é aquele que envolve o dinheiro do condômino: seja para um obra nova, ou para a manutenção e conservação, ou ainda pior, a prestação de contas.
Com certeza, quando o assunto envolve dinheiro, ele é o campeão da discórdia.
O problema torna-se ainda maior, quando exatamente por esse motivo, a maioria se afasta e não participa, deixando a minoria decidir o destino de todos.
E o pior é que nem sempre quem participa são as pessoas mais competentes para deliberar e aprovar a pauta da famigerada assembléia.
Seguem algumas dicas, para tentar amenizar o "sofrimento" de participar de uma assembleia:
1º - Tenha em mente que os assuntos são coletivos, isto é, a votação deve girar em torno do bem comum, e nunca de interesses pessoais;
2º - Procure ser claro e objetivo. Se o assunto for polêmico, procure conversar com o síndico antes ou após a assembléia, para tentar encontrar a solução. Caso não seja possível, seja breve, pois todos os participantes tem o direito de se manifestar também;
3º - Se você tem um problema, seja criativo e apresente uma solução;
4º - Vá com a intenção de contribuir e não de tumultuar;
5º - Seja sempre cordial;
6º - Tenha em mente que discussões não são a melhor maneira de resolver as coisas. Por isso, respire fundo e mantenha a calma na hora de se manifestar.
